segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"O QUE É O AMOR?"




Hoje apetece-me escrever sobre o amor, sem suposições nem contradições.
Vou ser directa, porque é disso que preciso.
Trabalho num jornal, não a fazer aquilo que gostaria mas a fazer algo que provavelmente não farei o resto da minha vida, e assim espero.  E foi nessa mesma redação, desse mesmo jornal que tive acesso a algo que me fez escrever hoje, sobre o amor.
A meio do meu trabalho diário, dei por mim a fixar o olhar na capa, cor de rosa, do suplemento de Domingo, (10 de Fevereiro de 2013), e sim, foi isso que despertou o meu lado mais sentimental. Aquele que está perdido à algum tempo.
E perguntam-se vocês… “o que tinha essa capa de tão extraordinária?”
Na verdade tinha algo escrito em letras maiúsculas, mas médias, “O QUE É O AMOR?”
E na verdade alguém me sabe dár uma explicação suficientemente credivel? Suficientemente completa do que é sentir isso?
Penso que na verdade ninguém será capaz de um dia de descrever esse sentimento tão dito “profundo”.
Eu não serei… Ou serei? Estou novamente a contrariar as minhas vontades.
Tenho algo a dizer, vou direita ao assunto, para que a minha opinião seja “ouvida”.
Amor é não só confiança, não só respeito, não só paixão, não só compaixão, não só amizade, não só atenção, não só mais um sentimento…
Pouco concreta. Amor é muito mais doque alguma vez alguém será capaz de descrever.
Seguimos então para o verbo Amar.
Eu amo
Tu amas
Ele ama
Nós amamos
Vós amais
Ele amam
Ama-se no presente… os outros tempos não fazem sentido. Não se deixa de amar alguém, quando se ama uma vez, ama-se sempre. Opinião minha claro.
Será por isso que nunca tive essa capacidade maravilhosa de amar?
Serei eu capaz de amar um dia?
Serei eu uma alma perdida, sem rumo, sem casa, sem capacidades emocionais para tal?
Ontem alguém me disse o seguinte: “tens uma óptima inteligência emocional.”
O que será que este ser humano quis dizer com esta afirmação?
E porque raio estou eu a fazer perguntas, se na verdade não terei resposta possível?
Cá vai…
O amor é acreditar ser possível ser feliz, é acreditar que a pessoa te irá completar com os seus defeitos e com as suas qualidades, é acreditar ser possível aceitar e respeitar qualidades e defeitos, manias e preconceitos, é saber o que fazer pelo outro num ou noutro momento mais dificil, é sentir-se renovado a cada toque, é apaixonar-se todos os dias, é lutarem os dois para que valha a pena ser feliz, é acreditar um no outro, confiar as suas almas a ambos, é sentir que cada momento é especial, e que o próximo será ainda melhor. Amor é ouvir uma música e os seus corações em simultaneo palpitarem, o ritmo cardiaco acompanhar a canção, e dançarem de mãos dadas, de olhos abraçados, sem lábios colados. Amar é sentir o corpo do outro junto do nosso e perceber que o encaixe é mais que perfeito, é sentir o toque a cada dia que passa e sentir saudades sempre que se separam, amor é… ser capaz de estarem longe e sentirem o aroma do amado, é ser capaz de sentir quando e como ele pensa em nós, e de que maneira pensa em nós. É conhecer corpo e alma… Amar é muito mais que isto. O amor não se descreve, não se escreve, o amor entranha-se na nossa pele, na nossa carne, na nossa mente e floresce.

Sem comentários: